Usuários Online

quarta-feira, 30 de março de 2011

UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE

I FORUM - UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE

Foi realizado nos dias 19 e 20 de Março em Salvador - BA, no belo Palácio da Aclamação, sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, o I Fórum da Universidade da Cultura Livre, criada no Fórum da Cultura Digital Brasileira, em novembro de 2010, por um grupo heterogêneo de instituições e grupos que discutem e trabalham práticas culturais de formação continuada.


Universidades públicas como a UFRJ, UFBA, UFRB e UFSCar, o Circuito Fora do Eixo, Pontos e Pontões de Cultura, universidades livres, coletivos, grupos, agentes culturais se reuniram para debater a continuidade da formação da Unicult enquanto chancela nacional que sistematize todas estas práticas culturais formativas que estão transformando toda a sociedade. Dentre todos os representantes dessas instituições, Tonny Ferreira - foto abaixo (Diretor, ator e representante do Conselho Municipal de Lauro de Freitas no Fórum) se fez presente neste momento precioso e impar para a classe artística cultural.



A extensão universitária, a certificação de práticas não-formais, a pesquisa e a capacitação de agentes culturais, as possibilidades de consórcios entre estas instituições e a aproximação e compartilhamento de governança entre sociedade civil organizada e governo e universidades foram os temas deste projeto ousado de transformação cultural, social e política que vem sendo discutida mais profundamente, no intuito de expandir mais este debate.

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


FOI LANÇADO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.

UM BELO PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE !!!


Disponível na Internet, através do site http://www.wdl.org/.


O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.


Permite que voce busque por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.


O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português).


Simplesmente:


EXCELENTE!!!


UTILIZEM E DIVULGUEM!!!

CURSOS DE ARTESANATO - Insituto Mauá

Instituto Mauá inscreve para cursos de artesanato

Estão abertas as inscrições para os cursos de artesanato promovidos pelo Instituto Mauá. As aulas acontecerão na unidade da instituição (Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico) e estão disponíveis nas modalidades de cerâmica de torno, cerâmica escultórica, bordado à mão e tecelagem. A taxa é de R$ 30 e vale como a primeira mensalidade.


As inscrições acontecem até o dia 8 de abril ou até o preenchimento total das vagas – são 12 para cerâmica e bordado, e 16 tecelagem. Os interessados devem se dirigir ao Instituto Mauá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, munidos da carteira de identidade.


As aulas terão início no próximo dia 11 e seguem até 30 de novembro, nos turnos matutino (9h às 12h) e vespertino (14h às 17h), a depender do curso.


Mais informações pelo telefone (71) 3116-6705.


Programação dos cursos


Cerâmica de torno – 2ª e 4ª, das 9h às 12h

Cerâmica escultórica – 3ª e 5ª, das 14h às 17h

Bordado a mão – 3ª e 5ª, das 9h às 12h

Tecelagem - 3ª, 4ª e 5ª, das 14h às 17h


Fonte: A TARDE On Line (30.03.11)

sábado, 26 de março de 2011

ELEIÇÃO - CMC

ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

LAURO DE FREITAS - BAHIA - BRASIL

Estamos há 49 dias para encerrar a posse do 1º Conselho de Cultura do município de Lauro de Freitas e em fase de preparação para as eleições dos novos conselheiros que comporão o grupo, dando continuidade às grandes iniciativas e conquistas importantes para a classe artística cultural de Lauro de Freitas.

Muito em breve, divulgaremos em notas públicas e, principalmente na imprensa local, toda a linha do tempo das atividades do CMC e toda a mecânica para o processo de eleição do novo time.

Em tempo, comunicamos a próxima reunião do CMC: 02.04.2011 (sábado), às 9h, na Biblioteca Municipal de Lauro de Freitas.


Conselho Municipal de Cultura

Lauro de Freitas - Bahia - Brasil

terça-feira, 15 de março de 2011

I Fórum da Universidade da Cultura Livre

Salvador sedia este mês o I Fórum da Universidade da Cultura Livre
Fonte: SECOM


O I Fórum da Universidade da Cultura Livre será realizado em Salvador, nos dias 19 e 20 de março de 2011. O evento receberá participantes de todo o país e sua contribuição será essencial aos trabalhos ao longo do evento.

O fórum é gratuito, organizado pelas universidades e demais entidades envolvidas, sendo considerado como atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos/UFBA.

Segue a programação do Fórum.

1. Evento: I FÓRUM DA UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE

2. Local: Salvador – Conselho Estadual de Cultura – Endereço: Palácio da Aclamação (anexo) Av. Sete de Setembro, 1330, CEP: 40.080-001 Salvador – BA

3. Data: 19 e 20 de Março de 2011, das 9 às 18h.

4. Organizadores / Participantes: membros fundadores da Unicult, UFBA, UFRJ, RNP, UFRB, Circuito Fora do Eixo, UFSCAR.

5. Programação

DIA 19/03/2011

09:00 – Abertura

10:00 – Análise e discussão da minuta de implantação da Unicult

11:30 – Discussão sobre a organização de grupos de trabalho

12:00 – Almoço

14:00 – Apresentação da experiências de formação das entidades presentes

16:30 – Intervalo

17:00 – Fórum da Unicult com Convidados

19:00 – Encerramento do dia 1

DIA 20/03/2011

09:00 – Atividades dos GTs

12:00 – Almoço

14:00 – Plenária dos GTs

16:00 – Revisão da Minuta de Implantação da Unicult, Elaboração da Carta de Princípios da Unicult, Constituição do Comitê de Implantação da Unicult.

18:00 – Apresentação dos documentos e Encerramento

INSCRIÇÕES AQUI