Usuários Online

quinta-feira, 28 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO MUXIMA UA UEMBU

Neste Sábado (30.04), o Terreiro São Jorge Filho da Goméia estará realizando a Exposição Muxima Ua Uembu.


Um momento de vivenciar o Patrimônio material e imaterial, através da Exposição Muxima Ua Uembu, Coração de Brandura vem possibilitar futuras articulações, as quais darão suporte para dinamização do Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão que a partir da vivência integrada com os jovens do Ponto de Cultura Bankoma possibilitará reais articulações no processo da Educação Patrimonial. O projeto integra também a ação de inauguração do Espaço de Comercialização Kula Tecelagem que em parceria com a PROMOART (Programa de Promoção da Artesanato de Tradição Cultural), pretende valorizar os saberes tradicionais da técnica da tecelagem, em tempo que apóia as tradições para garantir a continuidade da técnica e a sua sustentabilidade por meio da dinamização do mercado.

Você é nosso convidado especial!

Informações: 71 3369.2085

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Verbas para a Cultura

Governo do Estado e a Oi Telecomunicações

assinam convênio na Governadoria


Repasse garantido de R$ 18 milhões para a Fundo de Cultura do Estado da Bahia, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural do Estado e possibilitar a implementação de programas de investimento em infra estrutura e ações econômicas e sociais. Os valores vão poder ser deduzidos do saldo devedor do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços das empresas. (Anderson Oliveira - Agecom/BA).


Fundo de Cultura


O FCBA, criado pela Lei nº 9.431/05, é gerido pela Secult e tem, entre os seus objetivos, o de incentivar e estimular a produção artístico-cultural baiana, custeando total ou parcialmente projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, apoiar as manifestações culturais, com base no pluralismo e na diversidade de expressão, promover o livre acesso da população aos bens, espaços, atividades e serviços culturais. Além disso, estimular o desenvolvimento cultural do estado em todas as suas regiões, de maneira equilibrada, considerando o planejamento e a qualidade das ações culturais, e apoiar ações de manutenção, conservação, ampliação, e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial.

Uma das vantagens do Fundo é que os produtores, artistas, e instituições culturais, e também agentes públicos, especialmente do interior do estado, não precisam buscar apoio da iniciativa privada para patrocínio. Os projetos inscritos são avaliados pela comissão gerenciadora do programa e, quando aprovados, recebem diretamente a verba para sua execução.

O Fundo tem como objetivo assegurar o apoio a produções que, apesar de importantes para a cultura do estado, teriam dificuldades para obter patrocínio. Assim como o Fied, o FCBA também prevê que as contribuições poderão ser deduzidas pelos mantenedores, contribuintes do ICMS, e do imposto apurado em cada período mensal.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sertanília

Do Erudito à Música Popular

A banda Sertanília (Salvador/Ba), que tem como objetivo dialogar com as heranças musicais e literárias do sertão brasileiro, em especial à região NE, está a cada dia sobrepujando o mercado e os ouvidos de quem gosta de uma boa música.


Geralmente, a apreciação do timbre de uma voz é empírica, sensorial, mas a afirmação que Aiace Felix (vocal) tem uma harmonia invejável e que todos os músicos da Sertanília mantem uma sintonia impecável, poderá ser ratificada em seus shows espalhados pela Bahia, Brasil e no Mundo.


A banda encontra-se em campanha web para participar de um evento no Circo Voador (RJ). Para isso, basta acessar o portal da Melody Box e indicar a Sertanília. Vamos lá! Acesse agora mesmo e continue espalhando a boa música baiana pelo Brasil.


Sertanília


Aiace Felix (vocal) Leilane dos Santos (violancelo) Anderson Cunha (viola, violões e bandolim) Gugu Pinto, Tainnã Chagas e Diogo Flòres (percurssão).


Contatos para shows:

71 8669.9527 - Edmilia Barros contato@sertanilia.com.br


Acesse as redes socias da Sertanília:


Mesa Redonda - Dança Afro

Mesa Redonda e a Exposição Reis Ninho debatem a
Dança Afro na Bahia no Cine-Teatro Lauro de Freitas


Quem viveu a efervescência cultural da Bahia dos anos de 1970/80, diga-se Salvador, deve se recordar como a dança afro ganhou uma projeção especial nas mídias baianas e mesmo em todo o Brasil. Pela primeira vez no estado, as expressões de dança genuinamente baiana e afro-baianas foram elevadas ao status de arte. E isso graças, a atuação de nomes como o ator e dançarino Mário Gusmão, o norte-americano Clayde Morgan, o bailarino e professor Raimundo King, a pesquisadora Emília Biancardi e outros artistas que atuavam com excelência nos “loucos” anos 70/80, na Bahia.

É sobre este tema que na próxima terça-feira, 26 de abril, às 19h30min, no Cine-Teatro Lauro de Freitas/CTLF (Praça da Matriz, centro), será realizada a Mesa Redonda “A Dança Afro na Bahia dos Anos 70 aos Dias de Hoje - Uma homenagem a Mário Gusmão”. Participarão da mesa os bailarinos Raimundo King (graduado em Licenciatura em Dança pela UFBA e atualmente é diretor e coreografo do Grupo de Dança Gêneses) Dionísio Filho (licenciado em dança pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, ex-integrante do Balé Teatro Castro Alves/BTCA), Paulo Fonseca, (dançarino do BTCA), Silvia Rita (graduada em Licenciatura em Dança pela UFBA). A entrada é franca.

Após o encerramento do debate será aberta oficialmente a Exposição Fotográfica Ninho Reis, também um importante nome para a dança afro na Bahia nos anos de 1970 e 1980. Ninho Reis (Eutaciano Reis de Oliveira), falecido em 1991, era natural de Coaraci, região cacaueira baiana, trabalhou como ator, modelo, dançarino, produtor cultural e diretor artístico de grupos de dança. Ele levou aos palcos do mundo a dança afro-baiana, na Europa, Estados Unidos da América (EUA), Canadá e países do continente africano. Participou de diversos grupos folclóricos, como o Grupo de Dança Orixás da Bahia e o Balé Folclórico da Bahia, dançou no Ara Ketu e outros blocos afros do Carnaval baiano.

Ninho, no verão de 1979, juntamente com os bailarinos Antônio Alcântara e Rogério Eduardo criou o espetáculo Frutos Tropicais, título que se tornaria o nome do grupo, com elenco unicamente masculino. Os três espetáculos do Grupo - Frutos Tropicais, Correntes e Ginga – ganharam todos os prêmios vigentes em Salvador: melhor espetáculo de 1979, melhor coreografia e melhor solista de 1980, melhor espetáculo e destaque em 1981.

SERVIÇO

O quê: Mesa redonda A Dança Afro na Bahia dos Anos 70 aos Dias de Hoje – Homenagem a Mário Gusmão e exposição Ninho Reis.

Onde: Cine-Teatro Lauro de Freitas, Praça da Matriz, centro.
Quando: Mesa redonda, terça-feira, 26 de Abril
e Exposição Ninho Reis de 26 de Abril a 30 de Maio
Quanto: Entrada franca.

sábado, 9 de abril de 2011

Fórum de Políticas Culturais

Fórum de Políticas Culturais traz aproximação com Ministério da Cultura - MinC


Série de debates com gestores da atual gestão do MinC traz à Bahia o pensamento da gestão federal da Cultura. Convidada da estréia é Marta Porto, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta. Até o final do ano, Antônio Grassi (Funarte/MinC), Luis Fernando (Iphan/ MinC), dentre outros, também participam do Fórum que é aberto à comunidade. Dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece a abertura do Fórum de Políticas Culturais. Parte dos encontros regionais promovidos pelo MinC, o Fórum é uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Representação Regional da Bahia do MinC.


O Fórum tem como objetivo trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. A abertura ficará a cargo de Marta Porto, secretária do MinC, que falará sobre o tema “Rumo à Cidadania Cultural”.


O objetivo principal do encontro será o de apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura. “Quero aproveitar para debater sobre cidadania cultural e ampliar os canais de diálogo na ponta, para pensar os rumos dos programas que coordenamos. A relação com os secretários de Estado da Cultura e com pensadores e movimentos culturais nesse momento é estratégica”, explica Porto. O encontro também se propõe a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.


Marta Porto é jornalista, ocupou diversos cargos púlbicos e privados em organismos nacionais e internacionais, a frente de projetos voltados para o campo social. Dentre seu artigos, o “Cultura e Desenvolvimento em um quadro de desigualdades” fez parte da Coleção Cultura é O quê – Volume II (2009), publicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


SERVIÇO


O quê: Fórum de Políticas Culturais com ´Marta Porto´ - secretária de Cidadania e Diversidade Cultural


Quando: 12 de abril (terça) – 19h


Informações: (71) 3103-3447


Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eleições 2011/2013 do CMC - Conselho Municipal de Cultura

Eleições 2011/2013 - CMC

Foi divulgado ontem (05.04), no DOM - Diário Oficial do Município, o Edital de Convocação de Processo Eleitoral 2011/2013 do CMC - Conselho Municipal de Cultura.


As inscrições da candidatura deverão ser feitas pessoalmente, nos locais, datas e horários estabelecidos no regulamento, através do preenchimento e assinatura de formulário apropriado, bem como a apresentação dos documentos exigidos para a validação da sua candidatura.


Poderão se cadastrar para votar os (as) moradores (as) do município de Lauro de Freitas, com no mínimo dois anos de residência e com idade mínima de 16 anos. E, poderão se candidatar os (as) moradores (as) do município de Lauro de Freitas, que tenham no mínimo dois anos de residência, que na data da eleição possuam idade igual ou superior a 18 anos, reconhecida idoneidade moral, bem como, comprovada atuação na área cultural do município de Lauro de Freitas.


Acesse o Regulamento e saiba mais informações.


### Participe ###


### Divulgue ###

sábado, 2 de abril de 2011

"Gonzagas", o filme (Vagas para Ator)

O diretor de "2 Filhos de Francisco", Breno Silveira, da Conspiração

Filmes, procura ator ou cantor, com idade entre 25 e 35 anos, moreno ou mulato que pareça com o cantor, compositor e músico Luiz Gonzaga para o seu próximo filme com título provisório "GONZAGAS".

Os interessados devem enviar o nome completo, data de nascimento, endereço completo com telefone e e-mail, idade, peso, altura e duas fotos 10x15 (uma de rosto e outra de corpo inteiro) o mail cibele@conspira.com.br

Vídeos também poderão ser enviados.

LEMBRE-SE: ENVIE TODOS OS SEUS DADOS, FOTOS E VIDEOS NUM SÓ E-MAIL.

Prazo para envio de material: 10 de maio